domingo, 28 de fevereiro de 2010

Relatórios de aulas ministradas

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PROGRAMA GESTÃO DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/PDE –

PLANO DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR

FORMADOR: Diumberto de Freitas Cruz

Email: Diumberto@hotmail.com

CURSISTAS : José Luiz Rebouças Viana ( joseluizicapui@hotmail.com )

Raimundo Nonato da silva Júnior ( rnsilvajr@hotmail.com )

Liziane da silva Macedo Rebouças ( liziane_macedo@hotmail.com )

Francisco Alexandre da cruz ( alexandrecruz62@yahoo.com.br )

Sandra Cristina Costa Medeiros (sandracristina_jesus@hotmail.com )

Lúcia da costa de Sousa

RELATÓRIO DO PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLA ( GESTAR II )

Os cursistas do GESTAR II , professores da Escola de Ensino Fundamental Profª Mizinha situada no município de Icapuí no estado do Ceará desenvolveram atividades referentes ao programa, visando uma aprendizagem significativa e eficaz em todo esse processo contínuo de ensino-aprendizagem. O professor José Luiz ministrou sua aula sobre: “obra de arte “,Júnior trabalhou com textos mais precisamente a “entrevista “, a professora Liziane relatou a sua aula sobre , variantes lingüísticas “ gíria”, Sandra Cristina aplicou atividades sobre intertextualidade na diversidade de textos,já o professor Alexandre discorreu sobre as figuras de linguagem e por último a professora Lúcia trabalhou na usa aula sobre as classes gramaticais.

Relatório do Gestar II

PROFESSOR: Francisco Alexandre da cruz

No dia 25/10/2009, segunda- feira, trabalhei as principais figuras de linguagem que devem ser enfocadas no 9º ano. Ressalto aqui que anterior a este trabalho foi feito um estudo sobre estas figuras de sintaxe, sendo o objetivo do estudo escolher o que realmente deve ou não se trabalhar na sala de aula com os educandos. É claro que a metodologia também foi ponto forte na discussão desse trabalho.

O livro didático já avançou muito, fato que a cada dia se ver nos livros que chegam à escola. Mas anda percebo uma falta de coerência quando se trata desse assunto, falo isso por que as figuras de linguagem vêm de forma muito solta, ou seja, não seguem uma sequência daquela que deve ser estudada primeira e da que deve ser estudada depois.

Foi exatamente aí onde encaixou o estudo do Gestar II, ele foi o parâmetro para antes de aplicar o assunto, fazer logo uma reflexão a respeito de como e o porquê do estudo do assunto.

De partida, foi explicado com bastante clareza o conceito de figuras de linguagem, a partir daí, cada educando escreveu seu conceito, sendo em seguida mostrada a classificação das principais figuras de sintaxe a serem explanadas no 9º ano.

Após todo esse trabalho de reflexão do assunto, assim ficou combinado, digo combinado pelo fato de terem sidas escolhidas de forma muito democrática, visto que os próprios educandos foram os protagonistas nestas escolhas, e assim ficou quais figuras iam ser trabalhadas:

METÁFORA E COMPARAÇÃO

ANTÍTESE E PARADOXO

HIPÉRBOLE E PLEONASMO

ELIPSE E ZEUGMA

POLISSÌNDETO ASSÍNDETO

PERSONIFICAÇÃO E ANÁFORA

ONIMATOPÉIA E EUFEMISMO.

Vários conceitos surgiram para cada uma desta figuras, mas após explicações dadas de forma oral pelo professor, os alunos mais uma vez criaram seus conceitos para cada uma. O professor distribuiu um texto e pediu que o s alunos localizassem as figuras nele presentes.

Percebi que a aprendizagem foi satisfatória, os alunos se interagiram no processo e aconteceu a participação de todos.

Como atividade extra, o professor pediu que fizessem uma frase com cada figura que fora trabalhada no início do processo.

RELATÓRIO GESTAR II

PROFESSOR: José Luiz Rebouças Viana

O programa GESTAR II na qualidade de disseminador de uma aprendizagem mais eficiente dentro do ambiente escolar,começa a nos proporcionar um material que nos ajudará na aplicação da didática diária.

Como professor de produção textual, a partir da utilização do material voltei uma de minhas aulas para o viés artístico.

Tendo por base uma aula ministrada pelo formador Diumberto, usei várias figuras de obras de artes de diversos pintores. A interpretação das obras e a elaboração de perguntas e respostas foi uma aplicação muito interessante, pois além de proporcionar um entendimento acerca do próprio artista e de sua obra em si, também nos dão vazão para a análise do português.

Muitas das palavras que compuseram as atividades tiveram seu momento de serem analisadas

Linguísticamente ( a qual classe gramatical pertencem, gênero, número, classificação quanto a entonação silábica etc).

A partir dessas atividades fica mais explicitado que a língua portuguesa, dentro do âmbito do ensino – aprendizagem, é capaz de fazer interconexões com qualquer disciplina , tornando a hora da aula um momento mais proveitoso e enriquecido.


RELATÓRIO GESTAR II

PROFESSORA: Sandra Cristina Costa Medeiros

O GESTAR II, tem me proporcionado uma experiência excelente em sala de aula, as atividades e a metodologia usada tem contribuído para uma melhor aplicação dos recursos no processo ensino – aprendizagem.

Tendo por base uma aula ministrada no curso trabalhei com diálogo entre os textos, ou seja, com a intertextualidade. Usando texto de Luís de Camões, amor é fogo que arde sem se ver; texto 2 monte Castelo de Renato Russo e o texto 3, carta de Paulo aos Coríntios.Usando a temática semelhante nos três textos aproveitamos versos do poeta Português os versículos da carta de Paulo aos Coríntios e a música Monte Castelo, para um questionamento mais oportuno sobre o amor e uma explanação maior sobre este sentimento.

RELATÓRIO GESTAR II

PROFESSOR: Raimundo Nonato da Silva Júnior

Minha vivência com o curso GESTAR II, em sala de aula tem sido muito proveitosa e enriquecedora. As atividades propostas e os métodos para o desenvolvimento dos mesmo tem proporcionado um melhor rendimento ,contribuindo para melhorar o processo de ensino – aprendizagem.

Um bom exemplo dessa vivência, foi o desenvolvimento na disciplina de produção textual no 7º ano B, das aulas propostas na unidade 3 ( o texto como centro das experiências no ensino da língua ) do caderno de atividades de apoio á aprendizagem 1 ( AAA 1 ), especialmente na secção que trata da entrevista.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor a entrevista e seus elementos, bem como sua importância para a comunicação em sociedade. Eles próprios tiveram a oportunidade de produzir uma em casa. O assunto e o entrevistado ficaram a critério de cada um, pois o importante nesse caso, é permitir que o aluno faça sua produção.

Foram dadas algumas orientações na produção do olho e do perfil ou resumo, bem como da transcrição das respostas ( que deveria respeitar a fala do entrevistado ), e na elaboração das perguntas( objetivas e claras ).

No qual o resultado foi muito bom, tivemos temas variados como futebol, namoro, meio ambiente, política etc. Alguns capricharam na produção da entrevista e eles próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário